sexta-feira, 24 de julho de 2015

25 de Julho — Dia Nacional do Escritor



 No dia 25 de julho comemora-se o Dia Nacional do Escritor, data instituída em 1960 pelo então presidente da União Brasileira de Escritores, João Peregrino Júnior, e pelo seu vice-presidente, o célebre escritor Jorge Amado.

O Dia do Escritor surgiu após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, iniciativa da UBE. O grande sucesso do evento foi primordial para que, por intermédio de um decreto governamental, a data fosse instituída com a finalidade de celebrar a importância do profissional das letras, profissão que, infelizmente, nem sempre tem sua relevância reconhecida.

Com pouco mais de quinhentos anos de história, a Literatura Brasileira, se comparada à tradição literária europeia, por exemplo, ainda é jovem, mas nem por isso menos rica e interessante. Dos primeiros cronistas à literatura contemporânea, oferece uma diversidade de autores que representam os mais variados gêneros, muitos internacionalmente reconhecidos.

Em verso e prosa, os escritores brasileiros representam e defendem a identidade cultural do país, fazendo da palavra a matéria-prima de sua arte. Por meio de pensamentos, sentimentos e opiniões, provocam nos leitores diferentes emoções, fazendo rir, chorar, recordar e refletir.

 
Imagem: http://fliporto.net/2013/dia-do-escritor/

3 comentários:

  1. Muito bem dito. Parabéns a todos os inspiradores da leitura, hoje e sempre !

    ResponderExcluir
  2. Aproveito o ensejo para convidar os colegas lageanos a conhecerem meu último trabalho literário, lançado na ALESC e Livrarias Catarinense, em maio e junho, a fábula "Mãe Gralha em busca da sobrevivência", que pode ser encontrado nas livrarias SERRANA e CLIPS. Saudações literárias.

    ResponderExcluir
  3. Lembro aos prezados que o livro é prefaciado pelo ilustre colega Névio Fernandes.

    ResponderExcluir